Agência de comunicação

Instagram agora tem nova função para os amantes de NFT

NFT Instagram, AG Insight

Talvez você não saiba o que são NFTs, mas com certeza já ouviu essa palavra em algum lugar. Os NFTs se tornaram uma febre de 2020 para 2021 e, desde então, vem crescendo cada vez mais. Recentemente, Mark Zuckerberg anunciou que o Instagram estava testando NFTs colecionáveis e, após alguns meses, realizou a expansão internacional deste recurso.

Mas afinal, o que são os NFTs?

Os NFTs são tokens não fungíveis, mas você deve estar se perguntando: o que exatamente significa isso? A palavra “token”, em inglês, tem vários significados e, neste caso, seria uma espécie de código, um registro online. As palavras “não fungíveis” podem ser definidas como exclusividade. A partir desses conceitos, a expressão completa significa a representação digital de algum ativo – podendo ser dinheiro, arte ou propriedade.

Este código tem a função de certificar aquele elemento como autêntico. Por exemplo, ao comprar um imóvel, documentos – como a escritura de posse – comprovam que o bem passa a ser seu. Os NFTs possuem a mesma ideia: são como escrituras, mas de forma digital e que comprovam a propriedade e a autenticidade de uma propriedade.

Essa certificação é feita por meio do blockchain, um banco de dados com tecnologia capaz de registrar todas as transações de um usuário. Seguindo a lógica do exemplo do imóvel, o blockchain seria o livro de registro, mas instaurado no universo cripto, já que foi uma ferramenta que surgiu a partir do bitcoin.

Dá uma olhadinha neste vídeo do InfoMoney que explica tudinho com mais detalhes.

 

O que podem ser transformados em NFTs?

Essa, talvez, seja a maior dúvida para quem está começando a entrar neste universo, porque há uma infinidade de itens que podem se tornar não tangíveis. Os mais comuns são: obras de arte digitais, fotos, memes, figurinhas, músicas, domínios de sites,etc.

 

Como se compra NFTs?

Os tokens não fungíveis podem ser comprados somente com criptomoedas. Primeiramente, é preciso ter as moedas no valor suficiente para realizar a compra desejada na carteira digital. Depois, basta se cadastrar em alguma plataforma do nicho, procurar o item desejado e realizar a compra. Vale lembrar que o blockchain cobra uma taxa de compra, ou seja, a transação acaba saindo mais caro que o valor somente do NFT.

 

NFTs no Instagram

Como funcionará esse universo de tokens não fungíveis no Instagram? Em 9 de maio deste ano, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou os testes de NFTs na plataforma. “Estamos começando a testar colecionáveis ​​digitais no Instagram para que criadores e colecionadores possam exibir seus NFTs em seus perfis. Uma funcionalidade semelhante chegará ao Facebook em breve, juntamente com NFTs de realidade aumentada no Instagram Stories via Spark AR para que você possa colocar arte digital em espaços físicos”, explicou o CEO, na legenda do post do Facebook.

Essa função foi liberada através de parcerias da Meta, conglomerado de tecnologia e mídias sociais (o antigo Facebook), com empresas de blockchain, permitindo que carteiras digitais se conectassem pela rede.

No dia 4 de agosto, Mark Zuckerberg anunciou a expansão internacional do mecanismo que ficou alguns meses em teste. 100 países foram contemplados com a nova função, e o Brasil é um deles. Com esta liberação, qualquer pessoa pode exibir seu token não fungível colecionável na rede social.

Os NFTs serão exibidos com uma tag que, ao ser clicada, exibe as informações de criador e proprietário.

Para usar este recurso, é preciso acessar as configurações do perfil do Instagram, clicar em “Colecionáveis Digitais” e ingressar em alguma das carteiras digitais compatíveis com a rede social. Depois, é possível escolher algum NFT que seja de sua propriedade para compartilhar em seu perfil. A rede social também disponibiliza tratamento de imagem do token.

 

NFTs na AG Insight Comunicação

Aqui na AG Insight, possuímos cases de clientes com NFT. Você sabia? Dá uma conferidinha ali no InsightVERSO.

Desempenhamos um trabalho incrível com a primeira empresa de NFT Music do Brasil, a phonogram.me. Trabalhamos com estratégias de comunicação para as principais redes sociais, SEO, criação de conteúdo em inglês e gestão de mídias.

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre esse universo? Então continue acessando nosso blog e nossas redes para estar por dentro de tudo que falamos por aqui.

Se você está buscando soluções inovadoras de comunicação para NFTs, você também está no lugar certo. Clique aqui para entrar em contato conosco.

Compartilhe

Nossas Redes

Receba Nossos Conteúdos

Conteúdos no seu E-mail

Sem Spam, apenas textos ricos sobre Marketing.

Confira

Posts Relacionados

Tipos de clientes

Conheça os tipos de clientes que existem

Lidar com clientes pode ser desafiador, já que existem muitos tipos diferentes de clientes com necessidades e comportamentos distintos. Saber aplicar estratégias eficientes de marketing

Contato

Vamos bater

um papo!

Endereço

Vila Olímpia, São Paulo - SP.

Preencha seus dados