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Bad PR: a técnica negativa de marketing para impulsionar conteúdos

bad pr

Você provavelmente já viu uma Bad PR na internet, mas você sabe o que significa esse termo?

O que é Bad PR?

Bad PR, é uma expressão muito utilizada dentro da comunicação, isso porque ela está diretamente relacionada com as técnicas de marketing. Mas vamos ao que interessa, a palavra “bad” vem do inglês, nesse contexto, ela significa má ou ruim em português. Já PR é uma sigla, Public Relations, na nossa língua, relações públicas.

As relações públicas têm um papel fundamental dentro da comunicação social, ela é responsável por construir relações benéficas entre uma organização e o público. Normalmente, eles que lidam com estratégias fundamentais para progredir um negócio, eles que transmitem as mensagens a fim de mostrar uma imagem positiva da instituição. 

As estratégias que se tornam negativas, mas ainda sim, geram visibilidade são as famosas Bad PR, que até então eram vistas como um erro, algo super negativo para as corporações. Isso ocorre com grande frequência em notas e release mal redigido, e atualmente com publicações em redes sociais. 

 

Por que esse tipo de estratégia é utilizada?

Apesar de ser um consenso dos profissionais da área terem cuidados para não cometer esse tipo de erro comum, nesses últimos tempos essa “estratégia” tem sido cada vez mais comum para organizações, marcas, influenciadores, entre outros. 

Essa tática pode causar diversos problemas, como descredibilizar todo o esforço que o indivíduo ou instituição levou tempo para construir, acabar com a reputação, além de vários outros problemas. Porém, essa estratégia gera uma intensa repercussão midiática, o que alguns acham conveniente e até benéfico para aquele momento. 

A questão é que a Bad PR normalmente é muito efêmera, ela funciona como um pico, rapidamente fica “na boca do povo” e logo já termina. Mesmo sabendo dos riscos, essa é uma estratégia que cada vez mais tem adesão, e provavelmente você já viu em alguma rede social.

Casos de Bad PR

Aqui vamos citar alguns exemplos em que a estratégia de Bad PR esteve mais visível, para que você possa acompanhar o feeling do negócio.

Campanha do Bolsonaro em 2018

A campanha de Jair Bolsonaro em 2018 foi praticamente toda feita com Bad PR, desde os posts na página oficial do Facebook, até os conteúdos disparados nas redes sociais pelos seus apoiadores. Nesse caso, além de negativo para o candidato, ainda houve outra problemática, a disseminação de fake news. 

Porém, de certa forma foi benéfica para ele, visto que ele ganhou as eleições. Mesmo que posteriormente houve confirmação do uso de fake news, não gerou nenhuma punição, e grande parte dos seguidores continuaram a acreditar nas falsas informações.

Ele atingiu o objetivo por meio de estratégias negativas, conquistando cada vez mais apoiadores, que acreditam em notícias falsas sobre o outro candidato e partido. Até hoje ele ainda utiliza a Bad PR em suas redes sociais e na campanha eleitoral atual.

 

Post da rede Graal

No final de setembro, a rede Graal, que oferece serviço de restaurante, lanchonete, conveniência e abastecimento, publicou no Instagram um post que gerou bastante repercussão, nele tinha uma arte que estava escrita: “o que te faz parar no graal?”. 

Os comentários desta publicação não eram nada bons para a imagem da empresa, mas gerou uma grande polêmica nas redes sociais. Alguns dias depois ela excluiu o post, e em primeiro de outubro postou um carrossel de publicações, a primeira escrita: “dou-lhe 10, dou-lhe 20, dou-lhe 30”, que referia ao valor das opções de lanche das próximas imagens.

Não se sabe ao certo se o primeiro post foi feito com essa a intenção, no entanto, gerou bastante polêmica nas redes sociais. Apesar de os comentários não serem tão bons para a empresa, é o tipo de coisa que também não vai impactar diretamente a mesma, porque as pessoas não vão parar de frequentar. 

 

Melody

Outro famoso caso é da Melody é uma cantora que frequentemente está envolvida em polêmicas, ela faz bastante uso das Bad PR, o que causa um alvoroço momentâneo. Desde o início de sua carreira que ela se envolve em confusões na internet, em diversos momentos ela já falou e publicou coisas que causaram uma má repercussão.

O interessante é que ela nunca parou com esse método, e gradativamente ela consegue ficar mais conhecida. Apesar do barulho que causa, esse tipo de ação gera bastante engajamento, uma vez que na era das redes sociais, seja um like, um comentário ou um compartilhamento, é importante.

Como dizia em sua música: “fale bem ou falem mal, mas falem de mim”, para alguns essa pode ser a melhor forma de ganhar ibope. Apesar disso, esse tipo de estratégia não é a melhor forma de ganhar popularidade, aplicar técnicas em que valoriza a credibilidade e a reputação é uma das melhores maneiras de solidificar a carreira de uma pessoa ou um negócio. Mas não podemos deixar de afirmar que essa estratégia pode funcionar, só não compensa ao longo do tempo. 

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Essa é algumas das táticas do marketing muito utilizadas, mas como foi mencionado, existem técnicas muito eficazes e que ainda não colocam em risco.

Agora que você sabe, vale destacar que a gente tem uma equipe especializada em crescimento de marca para gerar o melhor resultado para o seu negócio. Mas nada de fake news, hein!

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