Agência de comunicação

Reatância Psicológica: Como Persuadir um Rebelde e Melhorar suas Vendas

Reatância psicológica

Você conhece alguém que sempre age de forma contrária, desafiando as sugestões e resistindo à persuasão? Esse comportamento pode ser resultado da Reatância Psicológica, um fenômeno comum em que as pessoas sentem sua liberdade ameaçada em determinadas situações. Neste artigo, vamos explorar a Reatância Psicológica e como persuadir um rebelde.

A Reatância Psicológica vai além do simples desejo de liberdade. Trata-se de um fenômeno em que o indivíduo age exatamente de forma oposta ao que foi aconselhado, mesmo que não haja um motivo consciente para isso. Alguns podem chamar essa pessoa de “rebelde sem causa”, mas, na realidade, ela está buscando recuperar sua liberdade que lhe foi tomada, de forma inconsciente.

Podemos tomar a protagonista Bella Swan da saga Crepúsculo como exemplo. Ela constantemente desafia as instruções de Edward de “ficar no carro”, colocando-se em perigo várias vezes ao longo da história. A Reatância Psicológica, porém, é um conceito mais complexo do que isso. No fundo, trata-se de uma resistência forte à persuasão.

Reatância psicológica

 

Como persuadir um rebelde com a reatância psicológica?

No campo do marketing, muitas estratégias giram em torno das chamadas de ação. Mas como persuadir alguém com alta resistência à persuasão? Ninguém gosta de receber ordens, mas todos apreciam uma boa sugestão. Afinal, raramente um consumidor é convencido a comprar um produto ou serviço com apenas um contato esporádico.

A abordagem eficaz envolve conduzir o consumidor por um funil de vendas, apresentando uma sequência lógica que o convence da necessidade da solução que você oferece. Isso, combinado com o uso de copywriting persuasivo, pode ser extremamente eficiente.

Funil de Vendas

O funil de vendas é uma ferramenta que representa a jornada do consumidor, desde o momento em que ele descobre a sua empresa até a conclusão da compra. Dividido em três etapas – topo, meio e fundo – o funil de vendas permite entender como o consumidor se comporta em cada fase.

Topo de funil

Nesta etapa, o consumidor está apenas descobrindo um problema ou uma dor que ele nem sabia que tinha. Aqui, é importante ajudá-lo a desenvolver consciência sobre o problema que você soluciona. Uma estratégia eficaz é oferecer conteúdo relevante sobre o problema nas redes sociais, sem apresentar imediatamente a solução.

Meio de funil

O consumidor já reconhece que tem um problema e está procurando soluções. Nesta fase, ele realiza pesquisas, lê artigos e visita sites em busca de respostas. É importante disponibilizar conteúdos gratuitos em seu site que exijam o fornecimento de dados, como nome e e-mail, para serem liberados. Isso transforma o consumidor em um lead, um contato em potencial.

Fundo de funil

Nesta etapa, o consumidor já conhece as possíveis soluções para o seu problema. Aqui, trabalhamos com gatilhos de vendas para incentivá-lo a tomar uma decisão. Envie ofertas por e-mail, como cupons de desconto exclusivos e dicas sobre como usar o produto ou serviço. Se o lead foi nutrido corretamente até este ponto, ele está pronto para a compra.

Pós-venda

Não podemos esquecer da etapa extra do funil: o pós-venda. Muitas empresas negligenciam essa parte crucial, mas é fundamental para fidelizar o cliente. Envie mensagens personalizadas, pergunte sobre a experiência do cliente e se há sugestões de melhoria. Não desperdice o feedback valioso de um cliente disposto a conversar.

 

Vem aqui, a AG Insight tem a solução!

Espero que agora você compreenda a importância de persuadir um rebelde com a Reatância Psicológica e como utilizar estratégias de funil de vendas e copywriting para aumentar suas vendas. Se precisar de ajuda, conte com os especialistas de comportamento do consumidor da AG Insight. Estamos aqui para oferecer as melhores soluções para sua marca. Clique aqui para falar com um de nossos especialistas.

Essas otimizações ajudarão a tornar o conteúdo mais atraente para os mecanismos de busca e para os usuários, aumentando as chances de um melhor ranqueamento nos resultados do Google.

Compartilhe

Nossas Redes

Receba Nossos Conteúdos

Conteúdos no seu E-mail

Sem Spam, apenas textos ricos sobre Marketing.

Confira

Posts Relacionados

marketing sensorial

Marketing Sensorial: Uma Forma de Oferecer uma Melhor Experiência

O Marketing Sensorial, proporciona ao cliente uma experiência melhor e cria uma lembrança toda vez que vivencia uma das sensações proporcionadas no ambiente. Como o marketing sensorial funciona O Marketing Sensorial é uma estratégia bastante utilizada no mundo do marketing que gera um grande impacto para as marcas. O objetivo é criar uma experiência para o consumidor, estimulando seus cinco sentidos: olfato, paladar, visão, tato e audição, despertando desejos, provocando o subconsciente e influenciando no comportamento do consumidor. Por exemplo, a marca Melissa é conhecida pelo cheiro característico dos seus calçados, o que remete à marca mesmo longe do local, criando memórias afetivas e vínculos. A estimulação do olfato é uma das opções para aplicar essa ferramenta, pois tem o poder de fazer os clientes lembrarem da marca só de sentir o cheiro, como a Melissa. Os restaurantes também utilizam essa estratégia para fazer com que os clientes prefiram o estabelecimento pelo cheiro da comida. O paladar também é importante, pois é capaz de conquistar praticamente todo mundo. Oferecer café, bolo e biscoitinhos em ambientes de espera, como laboratórios, consultórios e clínicas, faz com que a experiência do cliente, mesmo em espera, não seja ruim. Estimular a visão é fundamental para que o cliente reconheça a marca ou associe-a quando vir uma cor, símbolo ou fonte. Uma boa identidade visual é essencial para todos os tipos de empreendimentos, pois ajuda na construção da essência e da personalidade do negócio, além de fazer parte do posicionamento da marca. A Coca-Cola, Starbucks, TV Globo e McDonald’s são exemplos de como uma boa construção de identidade visual faz com que as pessoas lembrem da marca só de ver a logo ou as cores. O tato é uma das sensações mais complicadas de ser estimulada, mas é super importante para causar uma impressão positiva no cliente. Proporcionar uma cadeira confortável de espera, por exemplo, é uma boa forma de oferecer uma experiência positiva. Além disso, oferecer a possibilidade de testar o produto ou serviço, como maquiagens, é uma ótima opção para influenciar na escolha do cliente. A audição é outra estratégia muito utilizada em lojas de departamento, salões de beleza, clínicas estéticas e outros tipos de estabelecimentos. Oferecer playlist de acordo com o público-alvo é um ponto importante para promover a prática. Alguns lugares com atendimento individualizado também oferecem ao cliente a possibilidade de escolher a música que deseja escutar, tornando a experiência mais confortável e humanizada.   Como posso utilizar do marketing sensorial no meu negócio? É preciso fazer o cliente se sentir bem e ter um grande desejo por aquele produto ou serviço, sem passar a imagem de estar empurrando algo que ele não precisa ou não quer. É importante entender que o marketing sensorial não é algo que funciona sozinho, ele precisa ser integrado com outras estratégias de marketing para que gere resultados. Além disso, é preciso lembrar que nem todas as empresas podem utilizar todas as sensações. Algumas empresas, como as de tecnologia, por exemplo, não têm muito espaço para estimular o olfato ou o paladar. Nesses casos, é preciso focar em outras formas de estimular os sentidos, como a visão, a audição e o tato. Outro ponto importante é que o marketing sensorial não deve ser utilizado apenas em ambientes físicos. Com o crescimento do comércio eletrônico, é preciso pensar em como estimular os sentidos do cliente também nas lojas virtuais. Isso pode ser feito por meio de fotos bem produzidas, vídeos explicativos, descrições detalhadas dos produtos, entre outros elementos que possam transmitir sensações para o consumidor. Em resumo, o marketing sensorial é uma ferramenta poderosa que pode ajudar a sua empresa a se diferenciar no mercado e a criar uma melhor experiência para o cliente. É preciso entender quais sensações podem ser estimuladas de acordo com o seu tipo de negócio e como integrar essa estratégia com outras formas de marketing. Lembre-se de que o objetivo é criar uma experiência positiva para o consumidor, transmitindo a personalidade da marca e gerando desejos de consumo. Lembre-se de que o empreendedorismo é um processo contínuo de aprendizado e adaptação, e que é normal enfrentar desafios ao longo do caminho. Mas com determinação, perseverança e um bom planejamento, é possível transformar suas ideias em um negócio bem-sucedido. Por isso, entre em contato conosco agora mesmo, clicando aqui.

Tipos de clientes

Conheça os tipos de clientes que existem

Lidar com clientes pode ser desafiador, já que existem muitos tipos diferentes de clientes com necessidades e comportamentos distintos. Saber aplicar estratégias eficientes de marketing pode ajudar a aumentar suas vendas. Neste artigo, apresentamos alguns tipos de clientes e dicas para lidar com eles.   Tipos de clientes No mundo mercadológico, existem diversos tipos de cliente. O atendimento ao cliente pode ser uma tarefa difícil, exigindo muita habilidade e jogo de cintura. Algumas pessoas têm o dom de vender, enquanto outras aprendem a técnica. No processo de escolha de um produto ou serviço, os clientes podem ter diferentes sentimentos. Alguns podem ser indecisos ou confusos, talvez por insegurança ou falta de conhecimento prévio. Outros são determinados, já sabendo exatamente o que querem, seja por conhecimento prévio ou personalidade. Existem também os clientes especialistas, que pesquisam tudo antes de fechar um negócio. Lidar com esses clientes pode ser desafiador, mas se você conseguir transmitir segurança, pode conquistar um cliente fiel. Além dessas características, é possível categorizar os consumidores de acordo com suas despesas. Cada pessoa tem uma maneira diferente de pensar e se posicionar quando se depara com o preço de um produto ou serviço.   Os três tipos de consumidores De acordo com um relatório da Helpscout de 2017, os consumidores podem ser divididos em três grupos diferentes: gastadores, gastadores médios e pães-duros. Os gastadores representam a menor parcela da população, mas são mais propensos a fazer compras por impulso, enquanto os gastadores médios costumam tomar suas decisões com mais equilíbrio entre emoção e razão. Já os pães-duros são mais resistentes a persuasão e representam uma parcela maior da população. Cada tipo de cliente exige uma abordagem diferente, e é importante entender as necessidades e comportamentos de cada um para oferecer a melhor experiência possível. Dicas para lidar com clientes Se você tem dificuldades em conseguir cativar seus clientes, algumas dicas podem ajudar: Ofereça um atendimento personalizado e atencioso, sempre ouvindo as necessidades do cliente. Esteja preparado para lidar com clientes indecisos ou especialistas, oferecendo informações claras e precisas. Para lidar com clientes pães-duros, ofereça promoções e descontos atraentes ou apresente argumentos convincentes sobre o valor do seu produto ou serviço. Invista em estratégias de marketing eficientes, que possam ajudar a atrair e fidelizar clientes. Conclusão Lidar com clientes pode ser um desafio, mas compreender os diferentes tipos de cliente e suas necessidades pode ajudar a oferecer uma experiência de compra melhor e a aumentar suas vendas. Invista em estratégias de marketing eficientes e atendimento personalizado para conquistar e fidelizar seus clientes. Se precisar de ajuda, conte com profissionais especializados para ampliar ainda mais seu empreendimento. Entre em contato com a AG Insight para saber mais.

bad pr

Bad PR: a técnica negativa de marketing para impulsionar conteúdos

Você provavelmente já viu uma Bad PR na internet, mas você sabe o que significa esse termo? O que é Bad PR? Bad PR, é uma expressão muito utilizada dentro da comunicação, isso porque ela está diretamente relacionada com as técnicas de marketing. Mas vamos ao que interessa, a palavra “bad” vem do inglês, nesse contexto, ela significa má ou ruim em português. Já PR é uma sigla, Public Relations, na nossa língua, relações públicas. As relações públicas têm um papel fundamental dentro da comunicação social, ela é responsável por construir relações benéficas entre uma organização e o público. Normalmente, eles que lidam com estratégias fundamentais para progredir um negócio, eles que transmitem as mensagens a fim de mostrar uma imagem positiva da instituição.  As estratégias que se tornam negativas, mas ainda sim, geram visibilidade são as famosas Bad PR, que até então eram vistas como um erro, algo super negativo para as corporações. Isso ocorre com grande frequência em notas e release mal redigido, e atualmente com publicações em redes sociais.    Por que esse tipo de estratégia é utilizada? Apesar de ser um consenso dos profissionais da área terem cuidados para não cometer esse tipo de erro comum, nesses últimos tempos essa “estratégia” tem sido cada vez mais comum para organizações, marcas, influenciadores, entre outros.  Essa tática pode causar diversos problemas, como descredibilizar todo o esforço que o indivíduo ou instituição levou tempo para construir, acabar com a reputação, além de vários outros problemas. Porém, essa estratégia gera uma intensa repercussão midiática, o que alguns acham conveniente e até benéfico para aquele momento.  A questão é que a Bad PR normalmente é muito efêmera, ela funciona como um pico, rapidamente fica “na boca do povo” e logo já termina. Mesmo sabendo dos riscos, essa é uma estratégia que cada vez mais tem adesão, e provavelmente você já viu em alguma rede social. Casos de Bad PR Aqui vamos citar alguns exemplos em que a estratégia de Bad PR esteve mais visível, para que você possa acompanhar o feeling do negócio. Campanha do Bolsonaro em 2018 A campanha de Jair Bolsonaro em 2018 foi praticamente toda feita com Bad PR, desde os posts na página oficial do Facebook, até os conteúdos disparados nas redes sociais pelos seus apoiadores. Nesse caso, além de negativo para o candidato, ainda houve outra problemática, a disseminação de fake news.  Porém, de certa forma foi benéfica para ele, visto que ele ganhou as eleições. Mesmo que posteriormente houve confirmação do uso de fake news, não gerou nenhuma punição, e grande parte dos seguidores continuaram a acreditar nas falsas informações. Ele atingiu o objetivo por meio de estratégias negativas, conquistando cada vez mais apoiadores, que acreditam em notícias falsas sobre o outro candidato e partido. Até hoje ele ainda utiliza a Bad PR em suas redes sociais e na campanha eleitoral atual.   Post da rede Graal No final de setembro, a rede Graal, que oferece serviço de restaurante, lanchonete, conveniência e abastecimento, publicou no Instagram um post que gerou bastante repercussão, nele tinha uma arte que estava escrita: “o que te faz parar no graal?”.  Os comentários desta publicação não eram nada bons para a imagem da empresa, mas gerou uma grande polêmica nas redes sociais. Alguns dias depois ela excluiu o post, e em primeiro de outubro postou um carrossel de publicações, a primeira escrita: “dou-lhe 10, dou-lhe 20, dou-lhe 30”, que referia ao valor das opções de lanche das próximas imagens. Não se sabe ao certo se o primeiro post foi feito com essa a intenção, no entanto, gerou bastante polêmica nas redes sociais. Apesar de os comentários não serem tão bons para a empresa, é o tipo de coisa que também não vai impactar diretamente a mesma, porque as pessoas não vão parar de frequentar.    Melody Outro famoso caso é da Melody é uma cantora que frequentemente está envolvida em polêmicas, ela faz bastante uso das Bad PR, o que causa um alvoroço momentâneo. Desde o início de sua carreira que ela se envolve em confusões na internet, em diversos momentos ela já falou e publicou coisas que causaram uma má repercussão. O interessante é que ela nunca parou com esse método, e gradativamente ela consegue ficar mais conhecida. Apesar do barulho que causa, esse tipo de ação gera bastante engajamento, uma vez que na era das redes sociais, seja um like, um comentário ou um compartilhamento, é importante. Como dizia em sua música: “fale bem ou falem mal, mas falem de mim”, para alguns essa pode ser a melhor forma de ganhar ibope. Apesar disso, esse tipo de estratégia não é a melhor forma de ganhar popularidade, aplicar técnicas em que valoriza a credibilidade e a reputação é uma das melhores maneiras de solidificar a carreira de uma pessoa ou um negócio. Mas não podemos deixar de afirmar que essa estratégia pode funcionar, só não compensa ao longo do tempo.    E aí, curtiu esse conteúdo? Essa é algumas das táticas do marketing muito utilizadas, mas como foi mencionado, existem técnicas muito eficazes e que ainda não colocam em risco. Agora que você sabe, vale destacar que a gente tem uma equipe especializada em crescimento de marca para gerar o melhor resultado para o seu negócio. Mas nada de fake news, hein! A AG Insight trabalha com soluções inovadoras de comunicação para empresas que buscam por melhorias e mais personalidade, clique aqui para entrar em contato conosco.

Contato

Vamos bater

um papo!

Endereço

Vila Olímpia, São Paulo - SP.

Preencha seus dados